Getting your Trinity Audio player ready...
|
Para que uma construção seja realizada com sucesso, o time de colaboradores e a gestão que assina a obra devem andar em perfeita sintonia. Por isso, acompanhar a evolução do projeto é primordial. Os resultados obtidos a cada dia da obra devem ser obrigatoriamente registrados.
O Relatório de Acompanhamento de Obra é o documento onde serão detalhados todas as informações essenciais sobre o projeto, do início até sua conclusão. Por ser um relatório aparentemente complexo, muitos profissionais da área de construção civil acabam encontrando dificuldades na hora de elaborá-lo.
Se você tem dúvidas sobre este assunto, continue lendo e entenda a importância de fazer um Relatório de Acompanhamento de Obra e os principais itens que devem constar no documento.
O Relatório de Acompanhamento de Obras, também conhecido como RAO, é um documento fundamental na gestão em construção civil. Nele, serão registrados todos os detalhes referentes à obra conforme o planejamento prévio, inclusive as situações imprevistas que possam surgir durante a construção.
O RAO é um registro obrigatório com regulamentação dada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), criado no dia 21 de agosto de 2009 com Regulação n° 1.024.
O RAO serve como a principal fonte da garantia no cumprimento das normas técnicas e administrativas referentes à obra. O documento reúne dados suficientes para estudos posteriores, além de comprovar a autoria dos trabalhos realizados. O relatório precisa ser mantido no local da construção durante todo o período estimado de sua conclusão e deve ser preenchido regularmente.
O documento pode ser preenchido pelos profissionais da área de engenharia e arquitetura que estejam atuando na execução do projeto. Caso a tarefa fique sob a responsabilidade de um estagiário, é necessário que seja supervisionado por algum dos profissionais citados. O RAO pode ser feito em planilhas de Excel ou em softwares específicos de planejamento e gestão de obras.
O RAO descreve dois tipos de eventos. São eles:
Segundo o CONFEA/CREA, alguns pontos devem estar obrigatoriamente no RAO. Vejamos agora quais são eles:
Neste documento, serão descritos todas as atividades técnicas executadas e os profissionais responsáveis por cada uma delas. Podem ser adicionados imagens e informações respectivas a cada etapa da obra para dar maior veracidade ao projeto.
O RAO bem elaborado alinhado ao orçamento e planejamento da obra gera grande economia ao projeto, pois a fiscalização frequente ajuda a reduzir desperdícios e gastos desnecessários que podem impactar no andamento da obra.
O acompanhamento ajuda também a identificar antecipadamente possíveis erros que prejudiquem a evolução de cada etapa da construção, além de facilitar a comunicação entre o cliente e a empreiteira. Com o RAO, o cliente consegue entender o que está sendo feito de forma detalhada e mais abrangente.
A J&M Controle Tecnológico de Obras dimensiona projetos de pavimento flexível, projetos de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), sondagens de formato DPL (Dynamic Probing Light), sondagem a trado para reconhecimento do solo e coleta de amostras, execução de projetos de drenagem, projetos executivos e ensaios geotécnicos. Converse com nossa equipe e faça um orçamento hoje. Clique aqui para iniciar.
Fonte: Mason Equipment