Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ao se pensar numa obra é necessário definir quais equipamentos utilizar, para que seja possível realizar todas as atividades mais complexas que se fizerem necessárias.
Século XVIII: Revolução Industrial e a mecanização
Sabemos que a evolução humana se faz lentamente e vem sendo construída ao longo de milhares de anos.
Por outro lado, a sua capacidade de criar mecanismos para facilitar a sua rotina, é galopante,
A mecanização (utilização da máquina como substituto do trabalho humano ou animal), teve início durante a Revolução Industrial, período de grande desenvolvimento tecnológico, que teve início na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII e se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações.
Esse foi um movimento sem volta, e de lá para cá, as máquinas foram sendo cada vez mais aprimoradas, sendo atualmente usadas para diversas produções, inclusive na construção civil.
A evolução dos equipamentos na construção civil
Até o século XVIII, a população crescia rapidamente e houve uma demanda cada vez maior por vias públicas, canais para tráfego de mercadorias e grandes edificações em tempo reduzido.
Grande parte do desenvolvimento de máquinas para a construção, sobretudo guindastes e escavadeiras, deveu-se à intensificação da atividade portuária, de acordo com o engenheiro Norwil Veloso, autor do livro Gerenciamento e Manutenção de Equipamentos Móveis. “A obra do Porto de Manchester, em 1875, foi a primeira na história a se valer da mecanização em larga escala”, contou.
Segundo Norwil, nos anos de 1950, aconteceu o maior avanço tecnológico do setor, quando surgiram as primeiras escavadeiras hidráulicas e um grande avanço dos scrapers.
Graças a evolução dos equipamentos na construção civil, tornou-se possível a construção de shoppings e hospitais, em tempo recorde, portos, utilização de terrenos antes inviáveis pelo declive e uma infinidade de edificações.
Além da redução de custos e tempo de produção, a mecanização na construção civil traz inúmeras vantagens como o aumento na produtividade e na segurança da obra, melhoria na qualidade, dentre outras.
Equipamentos pesados
Na construção civil são utilizados diversos recursos, envolvendo profissionais capacitados, prestadores de serviços e equipamentos específicos, como tratores, caminhões, carregadeiras e motoniveladoras.
Cada tipo de obra necessita de recursos diferentes e a correta orientação quanto aos equipamentos a serem utilizados fica a critério dos gestores da empreitada, que, de acordo com o tamanho da obra e o orçamento disponível, farão a seleção adequada, tornando todo o processo mais fácil e mais rápido.
5 equipamentos bastante utilizados na construção civil
A J&M Controle Tecnológico de Obras dimensiona projetos de pavimento flexível, projetos de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), sondagens de formato DPL (Dynamic Probing Light), sondagem a trado para reconhecimento do solo e coleta de amostras, execução de projetos de drenagem, projetos executivos e ensaios geotécnicos. Converse com nossa equipe e faça um orçamento hoje. Clique aqui para iniciar.
Fonte: Mason Equipment