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Ao escolher o modelo de rolo compactador mais adequado à sua obra, é necessário verificar o material a ser compactado, o nível de ruído do equipamento, dentre outros requisitos, pois esses cuidados refletirão diretamente no resultado final.
Também conhecidos como rolos compressores (forma incorreta de se referir a eles), os rolos compactadores são equipamentos destinados a diminuir e comprimir superfícies que possuem grande quantidade de solo ou resíduos, indo desde a compactação do solo para construção de vias, até a compressão de superfícies para edificações diversas.
Para executar o trabalho dos rolos compactadores até o seu surgimento, eram necessários muitos operários e equipamentos, o que tornava o processo lento, oneroso e desgastante. A partir daí, com a evolução do maquinário no setor de construção civil, ocorreu a otimização do tempo e a redução de custo com mão de obra, revolucionando então, o mercado de máquinas pesadas.
Durante a compactação asfáltica, o equipamento compacta materiais para garantir a durabilidade do asfalto e selar a superfície para que a água não penetre em sua estrutura, já nos trabalhados envolvendo terraplenagem, a compactação objetiva o preenchimento de espaços vazios no solo, aumentando a sua capacidade de suporte.
O processo permite obter uma camada superficial mais uniforme e estável, resistente ao desgaste e às mudanças climáticas, suportando maiores cargas.
Existem rolos compactadores em diferentes modelos, para diferentes aplicações e cada tipo é destinado a uma função específica, por isso é importante conhecê-los e escolher corretamente qual utilizar em cada obra.
Vamos conhecê-los:
Também conhecido como Rolo Compactador de cilindro único vibratório, é um equipamento cujo objetivo consiste em compactar a base em serviços de mão de obra prestados para a construção de asfaltos ou terraplenagem.
O modelo pode causar danos às tubulações enterradas e construções, caso os operadores se descuidem, portanto deve ser manuseado com cautela.
Esse equipamento pode ter o cilindro liso ou com patas, cuja função é penetrar superficialmente no solo aumentando assim a área de contato, fazendo com que a coesão entre as partículas seja quebrada, o que favorece a evaporação para que o material possa ser compactado, pois o ideal é que o solo não esteja úmido nem seco demais.
O rolo atua com uma velocidade de 6 a 10 km/h, sendo a manipulação e a pressão as únicas forças que a máquina exerce sobre o solo.
Seu nome é baseado na prática que produtores rodoviários romanos da antiguidade tinham de compactar suas estradas rebanhando ovelhas para frente e para trás sobre o material base.
· Rolo Tandem
Composto por um duplo cilindro vibratório, o Tandem é utilizado em operações de compactação de camadas asfálticas, sem deixar marcas no asfalto, oferecendo maior durabilidade às rodovias.
Possui um cilindro vibratório duplo, que serve para compactar as camadas de asfalto e outros materiais além da manta asfáltica, como por exemplo a brita.
· Rolo Vibratório
Podendo ter patas ou ser liso, o rolo vibratório opera com o objetivo de reduzir os vazios no solo e aumentar sua densidade e resistência.
É preciso se considerar a quantidade de partículas de argila presente na composição do solo a ser trabalhado, para escolher entre as duas opções (liso ou com patas). Os resultados do trabalho de compactação serão definidos pelas forças geradas pelo tambor vibratório ao atingir o solo.
· Tecnologia oscilatória
Utilizando um sistema em que o cilindro mantém contato permanente com o solo, esse equipamento realiza um movimento oscilatório sem gerar ondas de choque, alcançando um grau de compactação superior ao sistema vibratório.
É indicado para a compactação de aclives e para tarefas de menor porte, como situações de reparos rodoviários e outras pequenas aplicações.
Não é recomendado seu uso em obras de grande porte, pois os pneus dianteiros e traseiros sobrepostos, exigem maior cautela no momento de passar o rolo combinado sobre o solo.
· Rolo Pneumático
Geralmente utilizado na fase de acabamento final da camada asfáltica e em locais onde a vibratória não é permitida, como viadutos e pontes, o rolo pneumático é fabricado para selagem e acabamento em rodovias asfaltadas
Costuma ser usado em operações de compactação de solos de tamanho pequeno e médio, sendo mais recomendado a aplicações especiais e solos finos.
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Fonte: Mason Equipment